PESQUISAS DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Quando se fala em Clima Organizacional não basta apenas medi-lo, mas sim torná-lo gerenciável Tradicionalmente, as empresas não possuem o hábito de ouvir seus colaboradores – os clientes internos – se preocupando muito mais com a imagem e a opinião dos consumidores finais – os clientes externos, pois creem que somente estes são os formadores de opinião de fato.

Nossa plataforma web – www.backstagerhplus.com.br – permite uma visão fidedigna do clima organizacional em sua empresa. Analisamos estatisticamente fatores que compõem a percepção dos colaboradores detectando pontos fortes e pontos fracos, grau de satisfação em relação às políticas e diretrizes organizacionais e de Recursos Humanos e que indicam necessidades mudanças pontuais ou de curto, médio e longo prazo, conforme as prioridades e oportunidades identificadas, bem como a disponibilidade financeira necessária para atendê-las.

Uma vez obtido os resultados da pesquisa de clima, é primordial a tomada de decisão com a implementação de planos de ação que resultem em melhorias organizacionais como um todo

ETAPAS DE EXECUÇÃO DA PESQUISA DE CLIMA

PLANEJAMENTO
• Reunião de alinhamento e definição das premissas e objetivos da pesquisa
• Estabelecimento e validação do cronograma de trabalho
• Definição dos critérios da pesquisa; Identificação dos campos de resultados
• Elaboração do rol de perguntas atinentes aos campos de resultados
• Preparação dos formulários via web (ou em papel se necessário)
• Comunicação aos colaboradores sobre os objetivos da Pesquisa de Clima

APLICAÇÃO
• Distribuição de senhas para acesso ao sistema e resposta via web e / ou respostas em papel
• Aplicação da pesquisa
• Envio do questionário

RESULTADOS
• Tabulação dos dados coletados
• Análise dos resultados
• Elaboração do diagnóstico
• Elaboração dos Relatórios (qualitativo e quantitativo)
• Análise dos desvios mais relevantes

DEVOLUTIVA
• Apresentação dos resultados a Direção da Empresa
• Discussão sobre quais medidas serão efetivadas e quais não serão e por que?
• Apresentação dos resultados e das ações possíveis de implementação aos colaboradores

PLANO DE AÇÃO
• Estruturação dos planos de ação
• Treinamento / Explicação do papel das equipes de trabalho que atuarão nos projetos de melhoria organizacional
• Follow up do plano de ação – Assessoria para acompanhamento (opcional)
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