Paixão por Remuneração.
Um PCCS bem elaborado possibilita uma melhor gestão dos valores gastos com o Quadro Docente, ao mesmo tempo que os incentiva a manterem-se preparados, capacitados e constantemente atualizados oferecendo ensino de alta qualidade, o que reforça a marca da instituição e possibilita a captação e retenção de alunos.
A seguir as etapas de trabalho:
Planejamento, divulgação e instalação da frente de trabalho
Detalhamento do que vai ser executado, de acordo com a demanda identificada junto a empresa. Definição do cronograma detalhado de trabalho e elaboração da estratégia de comunicação do projeto aos colaboradores envolvidos.
Elaboração das descrições de cargos
Realização das descrições de cargos, com base nas metodologias disponíveis e mais adequadas ao tipo de cliente, respaldadas por questionários e entrevistas complementares, mais a validação do gestor direto.
Construção dos instrumentos de Avaliação (Desenvolvimento e Desempenho)
A RH PLUS tem metodologia e instrumentos específicos para esta etapa do projeto. Os vetores de desempenho e de desenvolvimento são construídos de forma a refletir a característica e os valores predominantes na instituição.
Realização da pesquisa salarial
Elaboração de estudo comparativo junto a outras instituições de ensino (ou utilização de nosso banco de dados). O resultado servirá como referência para a instituição de ensino estabelecer sua estratégia de remuneração.
Montagem da estrutura salarial
Montagem da grade salarial, cujos valores deverão refletir a possibilidade de evolução do Quadro Docente, face ao desempenho e desenvolvimento obtidos no período
Elaboração das políticas de movimentação salarial, funcional e de carreiras
Estabelecimento e definição dos critérios, regras e procedimentos que regerão a evolução na carreira profissional através de progressões horizontais e verticais.
Tramitação dos documentos visando o processo de homologação, bem como acompanhamento e realização de ajustes se necessários.
Apresentação dos resultados e recomendações finais
Nossos Planos de Cargos, Carreiras e Salários para instituições de ensino contemplam também o quadro não docente, formado por profissionais técnicos administrativos necessários ao bom andamento da instituição no seu dia a dia.
Buscamos o desenho de uma estrutura de pessoal que reflita a necessidade da Instituição de Ensino, assegure alinhamento com as boas práticas de mercado, mantenha o quadro de pessoal não docente motivado, sem conflitos internos, sem aumento dos passivos trabalhistas e dentro da disponibilidade financeira que o negócio permite.
Criamos as condições ideais para retenção e atração de bons profissionais, através da implantação de procedimentos de valorização e reconhecimento de colaboradores, formalizando as práticas de Gestão de Cargos, Salários e Carreiras mediante critérios técnicos.
A seguir as etapas de trabalho:
- Identificação das áreas administrativas da Instituição de Ensino
- Mapeamento dos cargos e funções existentes em cada área
- Definição da estrutura hierárquica
- Elaboração das descrições de cargos, com a formalização das atribuições e responsabilidades
- Avaliação dos cargos, com determinação da importância (peso do cargo) dos mesmos frente a estrutura hierárquica da Instituição
- Realização da pesquisa salarial (+ benefícios e práticas de RH)
- Definição da estrutura salarial, conforme classificação dos cargos: comando, técnico administrativo e operacional
- Simulação do custo de enquadramento
- Elaboração das políticas de movimentação salarial, funcional e de carreiras
- Apresentação dos resultados e recomendações finais